O Câncer de próstata é considerado avançado quando não está mais localizado na próstata e sim presente em diferentes lugares na forma de metástases. Nessa situação a proposta do tratamento não é mais curativa mas de controle da doença.
Não é possível definir com exatidão quanto tempo a pessoa viverá mas é possível notar alguns fatores que podem auxiliar no entendimento da gravidade da doença e dessa forma ter alguma previsão sobre a evolução da doença.
São eles:
– Agressividade da doença: os tumores mais agressivos definidos como Gleason 8,9 e 10 normalmente tem evolução mais rápida que os tumores menos agressivos.
– Extensão da doença: O tumor tem múltiplas metástases nos ossos? Está em outros órgãos como fígado e pulmão?
– Evolução com o tratamento: A doença está controlada com o tratamento ou está progredindo mesmo com uso das medicações ? Uma maneira de avaliar isso é o valor do exame de sangue PSA. Se o PSA estiver subindo mesmo com o uso das medicações isso indica que a doença não está controlada.
– Condição clínica da pessoa: Ele tem múltiplas doenças como diabetes, problemas no coração, problemas nos rins, fígado… ? Está ativo ou fica mais tempo sentado e deitado?
Além desses existem outros exames de imagem e laboratoriais que podem ajudar nesse entendimento. É importante conversar com o médico e explicar essas variáveis.
Um outro ponto importante e que traz esperança é que o Câncer de Próstata é uma doença muito estudada no mundo todo e, por essa razão, novos tratamentos são lançados com muita frequência. Cada medicamento novo é capaz de auxiliar de alguma forma o tratamento de quem tem essa doença avançada.